Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

20
Fev17

Actualização à novela da novela :P

Tenho uma ligeira actualização relativamente a este post que fiz no blog há uns dias atrás. Enviaram-me um link para a página do facebook da APDI, em que o conteúdo principal é a fotografia da reportagem que saiu na Revista TV 7 dias que se segue:

 

16700431_1611773338839222_6914712050830799561_o.jp

 

.Pessoalmente sinto-me um pouco ambivalente relativamente a este episódio, e sei que a minha opinião não deve ser a mais popular.

 

Por um lado compreendo a reacção que as que pessoas com Crohn estão a ter. Consigo imaginar uma situação em que se esteja a falar com outra pessoa e se diz que se tem DC, e na resposta a pessoa falar de coisas que se viu numa novela e que nada têm a ver com a realidade.

 

 

Mas por outro lado, estamos a falar de televisão. Já parto com desconfiança para informação dada por jornalistas (porque muitas vezes não são fluentes nos assuntos que tratam e cometem com cada calinada, então a nível cientifico, erros de conversão, unidades e tudo mais são de deixar um engenheiro de cabelos em pé), quanto mais informações dadas em novelas.

 

Já faz muitos anos que não vejo uma novela, quando digo muitos anos estou a falar de no mínimo dos mínimos uma década. Mas lembro-me de as histórias serem sempre pouco realistas, ou explicando melhor, normalmente, e por experiência pessoal das novelas que vi quando era novo, as novelas são ou totalmente fantasiadas ou um exagero da realidade. As situações podem ter uma ponta de realidade mas as emoções das personagens estão sempre ao rubro, as personagens normalmente dividem-se nas boas, nas más e nos "figurantes" (a vida real não é tão preto e branco). Depois parece que todas as coincidências possíveis acontecem no pior momento... É tudo um exagero, como uma fotografia com nível de saturação das cores no máximo, as cores ficam mais vivas, mais berrantes, a fotografia fica mais bonita mas não é realista, embora tenha uma base de realidade.

 

O mesmo se passa com os filmes e séries americanas, vamos ao cinema e o retrato que é feito dos vários personagens é completamente ridículo. Os hackers não fazem nada que se pareça com o que vemos nos filmes, os médicos não fazem diagnósticos como o House (ou os pacientes morriam), e certamente que não vemos polícias por aí de arma em riste a entrar em tiroteios no meio da rua ou a arriscar a vida como se não tivessem nada a perder.

 

Pessoalmente o que mais me afecta nos filmes são as coisas que têm a ver com engenharia e ciência, as coisas perdem completamente a piada quando se percebe que algo não tem nada a ver com a realidade com que nós lidamos diariamente...

 

Isto tudo para dizer que podemos estar a ter uma reacção demasiado "efervescente" porque nos afecta directamente, quando tudo o resto da novela também está mal retratado ou não faz sentido.

 

E, claro que a TVI reagiu da seguinte forma:

 

A novela "Ouro Verde" é um produto de ficção que não se destina a servir de veículo de divulgação de informação científica. A situação concreta exibida na novela foi inspirada num caso real, pelo que, podendo não ser a situação mais normal, é ainda plausível. Quanto ao mais, são assuntos internos da produção do programa.

 

E quem os pode censurar? Programas realistas ou sobre doenças não dão audiências. A culpa é de todos nós, que achamos exageros mais interessantes do que a realidade..

 

 

ps: Obrigado à Zoraida pelo link para a página da APDI .

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.