Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

04
Jan09

Alimentação

Sendo a Doença de Crohn uma doença do intestino obviamente que a alimentação tem um papel importantíssimo! Evitar que as crises apareçam e ajudar na recuperação quando as crises atacam.

 

Infelizmente não é algo tão simples como à primeira vista pareça, porque os alimentos que cada pessoa tolera ou não diferem muito.  Assim fica aqui a lista de alimentos divida em três categorias. Isto pode-vos dar uma ideia geral das coisas, mas lembrem-se que cada caso é um caso.

 

Neste momento estou a fazer uma alimentação maioritariamente vegetariana, desde que fui operado que raramente tomo medicamentos e como pouca carne/peixe. Estou convencido que a carne não faz bem e que aumenta o risco de se ter crises, mas é uma percepção pessoal e qualquer médico vos dirá que devem comer carne porque tem imensas coisas que o corpo necessita. Não se guiem portanto pela minha experiência pessoal, mas se me perguntarem? Obvio que acho que estou a fazer o correcto, e até agora não tenho razão para me sentir arrependido, muito pelo contrário .

 

O que posso comer:

  • Sopas bem passadas (é o melhor para quando se tem crises, e engordam).
  • Arroz simples, ou com poucos condimentos.
  • Massa (gosto muito de esparguete).
  • Ovos mexidos
  • Alface

 

. O que (com algum espanto) posso comer:

  • McDonnalds -  nada de lá me faz mal! (mas como estou a deixar de comer carne...).
  • Leite sem lactose - deram-me quando estive no hospital e não me fez mal nenhum!
  • Atum em lata.

 

. O que não devo comer:

  • Bolachas (engloba todo o tipo de bolachas que não sejam de chocolate).
  • Pão - não tenho bem a certeza, mas acho que não me faz muito bem, talvez seja do fermento.
  • Gomas - (Adoro e não consigo resistir, mas há sempre um preço a pagar).
  • Iogurtes líquidos - Tem os seus dias, posso beber de vez em quando.
  • Iogurtes (não líquidos).
  • Manteiga - Ainda não percebi bem se faz bem ou mal, mas evito comer.
  • Pringles de Paprika.
  • Bola de Berlin.

 

. O que não posso comer:

  • Chocolate - muito mau mesmo! Não faz diferença se é preto ou misturado, tudo o que tenha chocolate faz mal.
  • Açordas - vomito tudo no espaço de uma hora.
  • Leite - Posso apenas se for muito misturado caso contrário fico com dores.
  • Batatas Fritas - Principalmente as de pacote, as feitas em casa e McDonnalds também não convém comer.
  • Gelado - Proibido qualquer que seja o sabor, mas às vezes vale a pena ter as dores ;)
  • Laranja / Sumo de laranja - normalmente não faz mal, mas quando faz, pobre de mim!
  • Bolachas OREO (especialmente as com cobertura de chocolate branco).
  • Pipocas
  • Picantes de qualquer espécie.
  • Pimenta(s).

.