Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

Publicidade

22
Jun16

Cinco tipos de Doença de Crohn

links1.png

 

Este artigo é muito interessante na medida em que dá uma nova visão sobre a doença de Crohn, já me tinha ocorrido que nem todas as doenças de Crohn têm a mesma origem mas não sabia que conforme os seus sintomas / efeitos no corpo pode se divida em 5 tipos. O artigo parece ser uma tradução baseada neste artigo em inglês. Em baixo deixei uma transcrição com o texto organizado (melhor divido) porque o original está um pouco confuso.

 

 

 

Fontes:

 

 

 

                                                                                                                                  

 

Assim como a colite ulcerativa, a doença de Crohn faz parte de um grupo de doenças conhecidas como doenças inflamatórias intestinais. Existem 5 tipos de doença de Crohn, cada uma com sintomas característicos. Essa doença crônica provoca a inflamação, úlceras ou feridas no intestino. A doença de Crohn afeta na sua maioria o íleo e o cólon. Ela pode, no entanto, ocorrer em qualquer local do intestino delgado, grosso ou estômago. Ela afeta pessoas de qualquer idade, mas é mais comum entre os 15-30 anos.

 

 

 

Os cinco tipos de doença de Crohn e seus sintomas são:

 

  • Ileocolite: o tipo mais comum. Ela afeta o intestino delgado (íleo e cólon). Pessoas com esse tipo têm perda de peso considerável, diarreia e câimbra abdominal na parte média ou baixa do abdômen.
  • Ileíte: afeta o íleo e os sintomas são quase os mesmos da ileocolite. Além disso, fístulas ou abscessos inflamatórios podem ser formados na seção baixa direita do abdômen.
  • Gastroduodenal envolve o estômago e o duodeno, que é a primeira parte do intestino delgado. Pessoas com esse tipo sofrem náusea, perda de peso e de apetite. Além disso, se os segmentos estreitos do intestino são obstruídos ocorre o vomito.
  • Jejunoileíte: afeta o jejuno que é a parte superior do intestino delgado e, causa áreas de inflamação. Os sintomas incluem câimbras após as refeições, a formação de fístulas, diarreia e dor abdominal que pode ser intensa.
  • Colite granulomatosa: envolve somente o cólon e provoca lesões na pele, dor articular, diarreia, sangramento retal e, a formação de úlceras, fístulas e abscessos em torno do anus. O tratamento depende do tipo e da severidade da doença e, visa aliviar os sintomas, controlar a inflamação e corrigir potenciais deficiências nutricionais.