Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

Publicidade

09
Mar16

Crises? Huummm será que é crise?

Como o título indica ando com crises que não sei se são crises. Porque é que são crises e não são? Bem porque as crises na Doença de Crohn têm uma duração de vários dias e o que tenho tido é um caso agudo que dura uma noite e no dia seguinte fico bem.

 

Também já aconteceu fazer análises de sangue no dia anterior a uma "pseudocrise" e estas não acusarem nada, serem iguais às de uma pessoa saudável. Isto quer dizer que algo que fiz depois das análises é que induz o que me aconteceu. Como não tomo quaisquer comprimidos e a nível de hábitos individuais não tem havido alterações, só resta a alimentação! Desde há três pseudocrises atrás que comecei a anotar a data em que ocorreu e o respectivo grau (mais efeitos, maior o número), o gráfico até agora tem o seguinte aspecto:

 

crises.png

 

A última crise foi de domingo para segunda. Muito cansaço, má disposição, prisão de ventre, barriga inchada, enjoos, cólicas abdominais! Com a experiência começo a aperceber-me dos sintomas cada vez mais cedo. Durante a tarde já estava com alguns sintomas (muita sonolência e alguma indisposição) e com o aproximar da noite tornou-se evidente o que se ia passar a seguir. Assim que cheguei a casa, toca a ingerir líquidos quentes para ver se consigo reverter o que eu há uns tempos que suspeito serem paragens de digestão. Erro número 1: Comi sopa quente em vez de me ficar só pelo chá, isso pode explicar o facto de esta pseudocrise ter sido um pouco mais forte que as anteriores em que me limitei a beber chá quente.

 

Já de ressaca da crise voltei a pesquisar sobre o que se passou. Lembrei-me que já por várias vezes tinha tido estes sintomas depois de durante alguns dias comer alguns amendoins por dia (poucos, 3 ou 4 amendoins). Pesquisei por alergias alimentares e os sintomas não coincidiam, ok, não sou alérgico aos amendoins. Mas nessa mesma página referiam que muitas vezes se confunde alergia com intolerância a certos alimentos, huuummm, vamos lá ver isso. Então aqui ficam os sintomas (segundo a página que pesquisei na Internet):

 

  • Diarreia ou prisão de ventre ou alternância entre eles;
  • Barriga inchada;
  • Gases;
  • Enjoo;
  • Vômito;
  • Dor abdominal - cólicas intestinais.

 

Interessante, tudo o que tive menos os vómitos (que já tive em vezes anteriores)!! Começo a achar que há algo de relevante aqui. Na próxima consulta com o meu gastro tenho de lhe perguntar sobre isto, posso estar mais perto de conseguir por um fim a estas miseráveis noites.

 

Por agora... NÃO COMER AMENDOINS!!!!! 

4 comentários

Comentar post