Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

Publicidade

04
Nov16

Pessoas com má higiene oral têm menos probabilidade de ter doença de Crohn

links1.png

 

Resumo:

 

O estudo efetuado monitorizou 20.162 pessoas entre 1973 e 2012, analisando a saúde oral dos participantes (dentes arrancados, utilização placa, e outros problemas orais), e chegou à conclusão que os participantes que registaram mais problemas orais têm menos probabilidade de vir a ter a doença (o mesmo não se verifica com a colite ulcerosa). Este resultado coincide com a teoria de que a ausência de exposição a micróbios devido a elevada higiene causa uma desregulação do sistema imunológico que por seu lado provoca o aparecimentos de doenças auto-imunes.

 

Este resultado não quer dizer que devamos todos ser uns labregos, que não tomam banho, não lavam os dentes e andam por aí a chafurdar na lama, porque também está provado que ausência de higiene está associada a uma enorme lista de problemas de saúde. A questão aqui é não haver exageros nem para um lado nem para o outro.

 

O original em inglês pode ser lido aqui:

http://www.belmarrahealth.com/inflammatory-bowel-disease-ibd-risk-lower-with-poor-oral-health-dental-plaques-reduce-crohns-disease-risk-study/