Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

Publicidade

20
Abr16

Vacina para curar a Doença de Crohn

links1.png

 

As noticias sobre a doença de Crohn vêm em ondas. Em certas alturas não há nada e de um momento para o outro aparecem uma série delas. Nos últimos tempos os meus posts são quase todos com links para artigos de outros sites.

 

O de hoje é escrito em inglês, podem lê-lo aqui.

 

Resumindo resumidamente , investigadores acham que uma grande percentagem de doentes de Crohn podem ter esta doença devido a uma bactéria parecida com a tuberculose que é transmitida através de carne ou leite infectada, porque a bactéria é resistente à pasteurização.

 

A solução proposta é a administração de uma vacina que "ajuda" o sistema imunitário a atacar estas bactérias que provocam a inflamação do intestino. Testes em humanos podem começar entre 3 a 5 anos, portanto a vacina não chegará antes de 2020..

 

 

Outro assunto interessante em que o artigo toca é o facto de a doença não ter apenas uma origem. Eles não sabem ao certo a percentagem de doentes de Crohn que podem ser "curados" com esta vacina mas suspeitam que seja uma percentagem alta (" I don’t know whether it causes 60 per cent of cases or 90 per cent but it is a cause."). Isto é bastante interessante, a doença não tem apenas uma origem. O que faz sentido se tivermos em conta que as inflamações noutras partes do corpo podem ter várias origens. Se se conseguir acabar com esta origem já será um grande avanço!

 

Será por isto que quando evito comer carnes tenho menos sintomas da doença?

 

 

ps: Obrigado à Sofia Cruz pela dica. 

 

ps2: Vou começar a estar atento aos artigos em inglês, há noticias interessantes a passar-me ao lado .

7 comentários

Comentar post