Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

04
Mar20

Crohna Vírus

Crohna Virus.jpg

Crohna virus - virus.jpg

Confesso que inicialmente não estava a pensar em falar sobre problema aqui por não me parecer relevante para os doentes de Crohn. Mas no fim de semana passado li no jornal um artigo sobre o cornovírus que a certa altura dizia:

 

“Mas se estiver doente ou se for doente crónico o melhor mesmo é evitar ir ao estrangeiro”

 

Até ler esta frase nunca pensei muito no assunto desta doença. Senti que não pertencia aos grupos de risco, especialmente em termos de idade (sou novo). Temia por alguns familiares que já têm uma idade um pouco avançada mas não sendo pessoas muito próximas não tive aquela sensação de perigo, pânico ou o fim do mundo.

 

Mas esta frase deixou-me a pensar um pouco sobre a situação dos doentes de Crohn, e fez-me perceber que até nesta porcaria das pandemias nós somos um grupo de risco. Ocorrem-me duas situações em que estamos em desvantagem. A primeira é que nas piores fases da DC ficamos muito debilitados fisicamente, e isso afeta, como é óbvio, a nossa imunidade. A segunda situação, e penso que a mais grave, é a dos doentes que tomam medicações que reduzem as defesas do corpo. Estou a falar dos imunossupressores e dos tratamentos biológicos. Quem esteja a fazer um destes tratamentos deverá provavelmente falar com o seu médico para saber o que fazer para se proteger deste problema.

 

Não estou a escrever isto para alarmar as pessoas em geral ou os doentes de Crohn em particular. Sinto a necessidade de falar sobre isto por ser o tópico do momento e porque acho que tem alguma relevância com a DC. Não é uma coisa que está a acontecer do outro lado do mundo e que podemos ignorar, somos um grupo de risco e devemos tomar as precauções necessárias de modo a minimizar os riscos, tendo em conta que a doença já chegou a Portugal.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.