Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

Blog Vencer a Doença de Crohn

Blog que acompanha a evolução da (minha) doença de Crohn, e que aborda temas/assuntos relativos à doença.

12
Out18

Eça de Queiroz tinha doença de Crohn?

 

Eça_de_Queirós_c._1882.jpg

 

 

Actualmente ando a ler as obras completas do Eça de Queiroz. É o meu escritor favorito, ou talvez o segundo favorito a seguir ao Saramago (nem vou dizer qual é a minha obra preferida dele para não entrar em controvérsias). Fiquei a conhece-lo quando fui "obrigado" a ler Os Maias na escola, já não me lembro ao certo em que ano de escolaridade foi mas sei que foi a primeira obra prima de literatura que li, e foi o primeiro livro que me fez chorar - e até agora o único! 😜 Ainda só li três livros dele, os dois principais - Os Maias e O Crime do Padre Amaro - e o primeiro que eles escreveu - O Mistério Da Estrada De Sintra. Atualmente estou a ler as obras todas pela ordem em que foram escritas, comprei o conjunto em versão Ebook na Amazon.

 

 

Ontem a meio do seguno livro lembrei-me de ir à internet ler sobre a vida de Eça de Queiroz.

Já sabia que ele tinha morrido novo, e num acesso de curiosidade morbida quis saber qual o motivo da sua morte. Na página da wikipédia não diz nada sobre isso, diz apenas que morreu dos 54 anos no ano 1900. Pesquisando directamente no google aparece:

 

causa de morte de eça de queiroz.png

 

Achei estranho o google ter esta resposta e não aparecer nada na página da wikipédia... Este mistério tinha de ser resolvido!!!

Pus o meu chapéu de Sherlock Homes e o meu monóculo 🧐 (sim, ambos imaginários) e parti à descoberta!

 

Passados uns segundos descobri esta página (yap, a primeira resposta do google, sou um grande preguiçoso) em que se fala detalhadamente da possível causa de morte do escritor. Parece que tubercolose pulmunar está fora de questão - ao contrário do que dá a entender o google - então qual terá sido a causa de morte dele? Uma das possiveis explicações é a seguinte:

 

Grosso modo, e face ao arrastamento da doença, para este gastrenterologista não será de excluir a hipótese de um carcinoma, mas valoriza e deixa à discussão a hipótese da doença de Chron, para a qual a medicina não dispunha dos recursos de tratamento actualmente disponíveis.

 

Interessante, não acham? Tem piada que ao ler o texto, e antes de aparecer esta parte, já eu estava a pensar que se ele tinham imensas diarreias etc., poderia ser DC.

 

Por enquanto não vou colocar na página dos famosos com Crohn porque não é um diagnóstico confirmado, mas pode ser que no futuro mude de opinão. Ainda estou um pouco indeciso, o que acham?

 

 

ps: Entretanto encontrei o livro O Caso Clínico de Eça de Queirós onde o resumo diz:

 

 Conclui-se admitindo a hipótese de Eça de Queiroz sofrer de uma arrastada doença inflamatória intestinal, provavelmente a doença de Crohn, e de ter sido vítima das suas complicações.

1 comentário

Comentar post